This Project is in search of sponsorship

Under Construction. Layout Only.

All text will be translated and adapted using Controlled Vocabulary, Plain English and Information Mapping techniques.

Lacraias ou centopéias

scolopendra giganteaAs lacraias (Scolopendra spp.) são animais peçonhentos cujo veneno não é muito perigoso para o Homem. Pertencem à classe Chilopoda. Têm o comportamento típico de levantar a cauda, quando ameaçadas. No entanto, não é na cauda que se encontram os ferrões e sim nos maxilípedes. Algumas espécies de centopéias são inclusive capazes de comer pequenos roedores, anfíbios e até mesmo serpentes. São extremamente ágeis e vivem em ambientes úmidos sob folhas e troncos podres, à procura das presas com que se alimentam.

Possuem hábitos noturnos e alojam-se sob pedras, cascas de árvores, folhas no solo e troncos em decomposição, ou constroem um sistema de galerias, contendo uma câmara onde o animal se esconde. Podem também ser encontradas em hortas, entulhos, vasos, xaxins, sob tijolos, enfim, em qualquer parte da casa que não receba luz solar e seja úmida.

As lacraias ou centopéias, são animais peçonhentos, uma vez que possuem uma glândula inoculadora de veneno e podem produzir acidentes dolorosos. Na maioria dos acidentes, em geral ocorridos na manipulação de objetos onde este animal estava escondido, o quadro clínico não é grave, variando de acordo com o número de picadas, e da sensibilidade ao veneno por parte da vítima.

Na superclasse Myriapoda os animais apresentam os órgãos de tomosvary, que são higroreceptores. Graças a esses orgaõs elas conseguem procurar um local de maior umidade. Os myriapodes tem grandes problemas com a perda de água. Um dos fatores são os espiráculos(respiração) que se encontram abertos, facilitando a perda de água por evaporação.

As lacraias são quilópodes, são animais de sexos separados e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto. São animais com o corpo formado por numerosos segmentos, com pares de pernas articuladas. Os quilópodes possuem um par de pernas em cada segmento; possuem o corpo dividido em cabeça e tronco. Na cabeça, possuem um par de antenas e olhos simples.

 


This Project is being made by:

Baner Photoindustrial

 

Baner ApoioCultural

 

Baner Designdeimagem

projeto@cobrasbrasileiras.com

 

banner_header

ADVERTISING

Your company or product in this column

BANER

250x125pixels

BANER

250x250pixels

BANER

250x400pixels

ADVERTISING
ADVERTISING