This Project is in search of sponsorship

Under Construction. Layout Only. All text will be translated and adapted using Controlled Vocabulary, Plain English and Information Mapping techniques.

Treatment accidents snakes Colubridae-Dipsadidae

Introdução

A maioria dos acidentes por Colubrídeos e Dipsadidae são destituídos de importância por causarem apenas ferimentos superficiais da pele, não havendo inoculação de peçonha.

Os Colubrídeos/Dipsadideos de importância médica pertencem aos gêneros Philodryas (cobra-verde, cobra-cipó) e Clelia (muçurana, cobra-preta), havendo referência de acidente com manifestações locais também por Erythrolamprus aesculapii. A posição posterior das presas inoculadoras desses animais pode explicar a raridade de acidentes com alterações clínicas.

Ações do veneno

Muito pouco se conhece das ações dos venenos dos Colubrídeos. Estudos com animais de experimentação mostraram que o veneno de Philodryas olfersii possui atividades hemorrágica, proteolítica, fibrinogenolítica e fibrinolítica estando ausentes as frações coagulantes.

Quadro clínico

Acidentes por Philodryas olfersii e Clelia clelia plumbea podem ocasionar edema local importante, equimose e dor, semelhantes aos observados nos acidentes botrópicos, porém sem alteração da coagulação

Complicações

Não são observadas complicações nesses casos.

Exames complementares

A determinação do TC pode ser útil no diagnóstico diferencial com os envenenamentos botrópicos e laquéticos, uma vez que este parâmetro não deve se mostrar alterado nos acidentes por colubrídeos.

Tratamento

O tratamento nos casos de acidentes por Philodryas olfersii é sintomático. Tem sido relatada experimentalmente a neutralização da ação hemorrágica do veneno de Philodryas pelo soro antibotrópico. Este fato sugere a presença de antígenos comuns aos venenos dessas serpentes e algumas espécies de Bothrops. Em raros acidentes humanos por esses Colubrídeos, o soro antibotrópico foi empregado sem que se possa até o momento concluir sobre os eventuais benefícios decorrentes da sua utilização.

Organograma tratamento acidentes ofídicos

organograma

 

Ministério da Saúde — Acidentes com Animais Peçonhentos - Medidas de Prevenção

http://www.saude.rj.gov.br/animaispeconhentos/acidentesofidicos


This Project is being made by:

Baner Photoindustrial

 

Baner ApoioCultural

 

Baner Designdeimagem

project@brazilian-snakes.com

 

banner_header

ADVERTISING

Your company or product in this column

BANER

250x125pixels

BANER

250x250pixels

BANER

250x400pixels

ADVERTISING
ADVERTISING